sábado, 15 de junho de 2013

NECROSE TUBULAR AGUDA




A necrose tubular aguda é uma doença dos rins que envolve estragos nas células tubulares dos rins, o que pode levar ainsuficiência renal aguda.
A necrose tubular aguda (NTA) é normalmente causada por ausência de oxigénio nos tecidos dos rins (isquemia dos rins). Também pode ocorrer se as células renais forem danificadas por um veneno ou outra substância nociva.
As estruturas internas dos rins, particularmente os tecidos dos túbulos renais, são danificados ou destruídos. NTA é uma das mudanças estruturais mais comuns que pode levar a insuficiência renal aguda. A NTA é uma das causas mais comuns de insuficiência renal em pacientes já hospitalizados. As causas de necrose tubular aguda incluem a reacção a transfusões de sangue, lesão ou trauma que danifica os músculos, pressão arterial baixa (hipotensão) que dure mais de 30 minutos, cirurgia séria recente, choque séptico devido a infecção grave.
Os mais variados sintomas são a diminuição de consciência, coma, delírios e confusão, sonolência, apatia, dificuldade de despertar, diminuição de produção de urina, inchaço geral, retenção de fluidos, náuseas e vômitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário