sábado, 15 de junho de 2013

HANSENÍASE




A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.
Existem vários sinais e sintomas como as manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade, área de pele seca e com falta de suor, área da pele com queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas, área da pele com perda ou ausência de sensibilidade, sensação de formigamento (Parestesias) ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.
A pessoa se queima ou machuca sem perceber, dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés, diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos, úlceras de pernas e pés, nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos, febre, edemas e dor nas juntas.
A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar - MB) e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário